Hoje em dia está cada vez mais comum os casos sobre as dificuldade na aprendizagem das crianças quanto à decodificação das palavras, esse número sobe a cada ano que passa e por isso, nós professoras principalmente das séries iniciais, que devemos ficar atentas para detectar estes sinais em nossos alunos.
A DISLEXIA, a DISGRAFIA, a DISCAUCULIA, o DEFCIT DE ATENÇÃO e outros sinais de deficiencia sobre o controle da atenção estão em nosso dia-a-dia e nosso dever como educador é estar sempre antenado, buscando e investigando sempre os recursos mais apropriados para nos auxilar em nosso trabalho diário, ajudando assim nossos alunos a superarem estas dificuldades.
Pessoas disléxicas apresentam dificuldades na associação do som à letra (o princípio do alfabeto); também costumam trocar letras, por exemplo, b com d, ou mesmo escrevê-las na ordem inversa, por exemplo, "ovóv" para vovó. A dislexia, contudo, é um problema visual, envolvendo o processamento da escrita no cérebro, sendo comum também confundir a direita com a esquerda no sentido espacial. Esses sintomas podem coexistir ou mesmo confundir-se com características de vários outros factores de dificuldade de aprendizagem, tais como o déficit de atenção/hiperatividade, dispraxia, discalculia, e/ou disgrafia. Contudo a dislexia e as desordens do déficit de atenção e hiperatividade não estão correlacionados com problemas de desenvolvimento.
Professores fiquem atentos, pois o aluno é como se fosse uma pedra virgem e quem irá lapidá-la é você, muito cuidado ao fazer isso, pois se você der um corte errado nesta pedra estará abrindo uma ferida que poderá nao mais se fechar.
O trauma causado nessa criança será também um trauma para a família da mesma.
Por isso vá a luta, investigue, estude, procure o melhor para seus alunos. Pense nisso!
Abraços professora Ledes Miriam
Nenhum comentário:
Postar um comentário