Provinha Brasil avaliará conhecimentos em Matemática pela primeira vez
Em 2012, a sistemática de aplicações da Provinha Brasil de Matemática será exatamente igual à da Provinha de Leitura, ou seja, duas aplicações (início e final do ano) permitindo perceber a evolução do desempenho das crianças.
Em relação à Leitura, em 2011, tudo permanece igual: duas aplicações, uma no início e outra ao final do ano.
Matriz de Referência para Avaliação da Alfabetização Matemática Inicial
1º EIXO Números e Operações Competências Descritores/Habilidades Operacionalização (descrição de algumas formas de avaliar as habilidades)
COMPETÊNCIA1 - Mobilizar idéias, conceitos e estruturas relacionadas à construção do significado dos números e suas representações.
D1.1 – Associar a contagem de coleções de objetos à representação numérica das suas respectivas quantidades.
- Contar agrupamentos de até 9 objetos dispostos:
- de forma organizada;
- de forma desorganizada;
- agrupados de 2 em 2, de 3 em 3 e de 4 em 4.
- Contar agrupamentos de até 20 objetos dispostos:
- de forma organizada;
- de forma desorganizada;
- agrupados de 2 em 2, de 3 em 3 e de 4 em 4.
Observação:
- Representação da quantidade (número) pode estar no enunciado ou nas alternativas.
D1.2 – Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica
- Escolher entre as alternativas aquela que possui a representação do número lido pelo aplicador.
Observação:
- apenas números de 10 a 99 em algarismos indo-arábicos.
- o aplicador não deve ler as alternativas, só o comando.
D1.3 – Comparar ou ordenar quantidades pela contagem para identificar igualdade ou desigualdade numérica.
- Comparar quantidades de:
- objetos organizados;
- objetos apresentados desordenadamente.
D1.4 – Comparar ou ordenar números naturais.
- Escolher entre alternativas apresentadas aquela que:
- completa uma sequência de quantidades crescentes.
- completa uma sequência de quantidades decrescentes.
- corresponde a uma ordenação crescente de quantidades.
- Resolver problemas simples de comparação numérica.
Observação:
- números até 20 ou dezenas até 90.
2º EIXO Geometria Competências Descritores/Habilidades Operacionalização (descrição de algumas formas de avaliar as habilidades)
COMPETÊNCIA 4– Reconhecer as representações de figuras geométricas.
D4.1 – Identificar figuras geométricas planas.
- Associar as seguintes figuras planas com seus respectivos nomes: triângulos, quadrados, retângulos e círculos em um conjunto de figuras planas.
- Relacionar representações planas de objetos tridimensionais a figuras geométricas planas.
Observação:
- no suporte pode ser utilizada qualquer figura plana (ex. trapézio, pentágono, etc).
- evitar usar quadrados , retângulos e losangos num mesmo item.
D4.2 – Reconhecer as representações de figuras geométricas espaciais.
- Associar objetos do mundo físico a representações de alguns sólidos geométricos simples: cubo, paralelepípedo, esfera, cilindro, cone, pirâmide. (exemplo: caixa com paralelepípedo, casquinha de sorvete com cone)
Observação:
- evitar usar cubos e paralelepípedos num mesmo item.
3º EIXO Grandezas e Medidas Competências Descritores/Habilidades Operacionalização
(descrição de algumas formas de avaliar as habilidades)
COMPETÊNCIA 5 – Identificar, comparar, relacionar e ordenar grandezas.
D5.1 – Comparar e ordenar comprimentos.
- Situações envolvendo desenhos de objetos ou personagens para estabelecer comparativamente: o maior, o menor, igual, o mais alto, o mais baixo, o mais comprido o mais curto, o mais grosso, o mais fino, o mais estreito, o mais largo.
D5.2 – Identificar e relacionar cédulas e moedas.
- Identificar cédulas e moeda do sistema monetário brasileiro.
- Identificar trocas e diferentes formas para representar um mesmo valor.
- Dada uma cédula ou moeda, reconhecer agrupamentos de outras cédulas ou moedas, de valores iguais, correspondentes ao mesmo valor.
- Dado um valor qualquer representado por cédulas e ou moedas, identificar outra forma de obter o mesmo valor.
D5.3 - Identificar, comparar, relacionar e ordenar tempo em diferentes sistemas de medida.
- Situações envolvendo sequências de eventos; intervalos de tempo, diferentes medidas de tempo (hora, dia, semana, mês, ano); diferentes instrumentos de medida de tempo (relógios analógicos e digitais, calendário).
- apresentar situações de rotina escolar e de vida comparando com os períodos do dia, do mês e do ano;
- ordenar sequência de eventos cotidianos apresentados por meio de ilustração;
- reconhecer horas cheias ou com fração de 30 minutos em relógio digital e em relógio analógico;
- relacionar horários apresentados em relógios digital e analógico;
- identificar instrumentos de medida de tempo;
4º EIXO Tratamento da Informação Competências Descritores/Habilidades Operacionalização (descrição de algumas formas de avaliar as habilidades)
COMPETÊNCIA 6 – Ler e interpretar dados em gráficos, tabelas e textos.
D6.1 – Identificar informações apresentadas em tabelas.
- Identificar informação em listas ou tabelas de uma entrada, com mais do que duas categorias.
- Identificar informação que exijam dois níveis de localização, como tabelas de dupla entrada.
Observação
- Dar preferência a tabelas que tenham com o suporte figuras evitando a leitura da tabela pelo aplicador
D6.2 – Identificar informações apresentadas em gráficos de colunas.
- Reconhecer no gráfico qual a maior/menor frequência.
- Dada uma frequência, localizar a informação correspondente no gráfico e vice-versa.
D6.3 – Identificar informações relacionadas a Matemática apresentadas em diferentes portadores textuais.
- Localizar informações em listas, convites, cartazes, receitas, etc.
- Situações envolvendo consulta simples a informações tais como: preço de objetos; horário e data de algum evento, endereço.
Observação
- Utilizar textos curtos com poucos dados do tipo solicitado.
Obtenha mais informações sobre a Provinha Brasil entrando no site:
http://provinhabrasil.inep.gov.br/
Em 2012, a sistemática de aplicações da Provinha Brasil de Matemática será exatamente igual à da Provinha de Leitura, ou seja, duas aplicações (início e final do ano) permitindo perceber a evolução do desempenho das crianças.
Em relação à Leitura, em 2011, tudo permanece igual: duas aplicações, uma no início e outra ao final do ano.
Matriz de Referência para Avaliação da Alfabetização Matemática Inicial
1º EIXO Números e Operações Competências Descritores/Habilidades Operacionalização (descrição de algumas formas de avaliar as habilidades)
COMPETÊNCIA1 - Mobilizar idéias, conceitos e estruturas relacionadas à construção do significado dos números e suas representações.
D1.1 – Associar a contagem de coleções de objetos à representação numérica das suas respectivas quantidades.
- Contar agrupamentos de até 9 objetos dispostos:
- de forma organizada;
- de forma desorganizada;
- agrupados de 2 em 2, de 3 em 3 e de 4 em 4.
- Contar agrupamentos de até 20 objetos dispostos:
- de forma organizada;
- de forma desorganizada;
- agrupados de 2 em 2, de 3 em 3 e de 4 em 4.
Observação:
- Representação da quantidade (número) pode estar no enunciado ou nas alternativas.
D1.2 – Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica
- Escolher entre as alternativas aquela que possui a representação do número lido pelo aplicador.
Observação:
- apenas números de 10 a 99 em algarismos indo-arábicos.
- o aplicador não deve ler as alternativas, só o comando.
D1.3 – Comparar ou ordenar quantidades pela contagem para identificar igualdade ou desigualdade numérica.
- Comparar quantidades de:
- objetos organizados;
- objetos apresentados desordenadamente.
D1.4 – Comparar ou ordenar números naturais.
- Escolher entre alternativas apresentadas aquela que:
- completa uma sequência de quantidades crescentes.
- completa uma sequência de quantidades decrescentes.
- corresponde a uma ordenação crescente de quantidades.
- Resolver problemas simples de comparação numérica.
Observação:
- números até 20 ou dezenas até 90.
2º EIXO Geometria Competências Descritores/Habilidades Operacionalização (descrição de algumas formas de avaliar as habilidades)
COMPETÊNCIA 4– Reconhecer as representações de figuras geométricas.
D4.1 – Identificar figuras geométricas planas.
- Associar as seguintes figuras planas com seus respectivos nomes: triângulos, quadrados, retângulos e círculos em um conjunto de figuras planas.
- Relacionar representações planas de objetos tridimensionais a figuras geométricas planas.
Observação:
- no suporte pode ser utilizada qualquer figura plana (ex. trapézio, pentágono, etc).
- evitar usar quadrados , retângulos e losangos num mesmo item.
D4.2 – Reconhecer as representações de figuras geométricas espaciais.
- Associar objetos do mundo físico a representações de alguns sólidos geométricos simples: cubo, paralelepípedo, esfera, cilindro, cone, pirâmide. (exemplo: caixa com paralelepípedo, casquinha de sorvete com cone)
Observação:
- evitar usar cubos e paralelepípedos num mesmo item.
3º EIXO Grandezas e Medidas Competências Descritores/Habilidades Operacionalização
(descrição de algumas formas de avaliar as habilidades)
COMPETÊNCIA 5 – Identificar, comparar, relacionar e ordenar grandezas.
D5.1 – Comparar e ordenar comprimentos.
- Situações envolvendo desenhos de objetos ou personagens para estabelecer comparativamente: o maior, o menor, igual, o mais alto, o mais baixo, o mais comprido o mais curto, o mais grosso, o mais fino, o mais estreito, o mais largo.
D5.2 – Identificar e relacionar cédulas e moedas.
- Identificar cédulas e moeda do sistema monetário brasileiro.
- Identificar trocas e diferentes formas para representar um mesmo valor.
- Dada uma cédula ou moeda, reconhecer agrupamentos de outras cédulas ou moedas, de valores iguais, correspondentes ao mesmo valor.
- Dado um valor qualquer representado por cédulas e ou moedas, identificar outra forma de obter o mesmo valor.
D5.3 - Identificar, comparar, relacionar e ordenar tempo em diferentes sistemas de medida.
- Situações envolvendo sequências de eventos; intervalos de tempo, diferentes medidas de tempo (hora, dia, semana, mês, ano); diferentes instrumentos de medida de tempo (relógios analógicos e digitais, calendário).
- apresentar situações de rotina escolar e de vida comparando com os períodos do dia, do mês e do ano;
- ordenar sequência de eventos cotidianos apresentados por meio de ilustração;
- reconhecer horas cheias ou com fração de 30 minutos em relógio digital e em relógio analógico;
- relacionar horários apresentados em relógios digital e analógico;
- identificar instrumentos de medida de tempo;
4º EIXO Tratamento da Informação Competências Descritores/Habilidades Operacionalização (descrição de algumas formas de avaliar as habilidades)
COMPETÊNCIA 6 – Ler e interpretar dados em gráficos, tabelas e textos.
D6.1 – Identificar informações apresentadas em tabelas.
- Identificar informação em listas ou tabelas de uma entrada, com mais do que duas categorias.
- Identificar informação que exijam dois níveis de localização, como tabelas de dupla entrada.
Observação
- Dar preferência a tabelas que tenham com o suporte figuras evitando a leitura da tabela pelo aplicador
D6.2 – Identificar informações apresentadas em gráficos de colunas.
- Reconhecer no gráfico qual a maior/menor frequência.
- Dada uma frequência, localizar a informação correspondente no gráfico e vice-versa.
D6.3 – Identificar informações relacionadas a Matemática apresentadas em diferentes portadores textuais.
- Localizar informações em listas, convites, cartazes, receitas, etc.
- Situações envolvendo consulta simples a informações tais como: preço de objetos; horário e data de algum evento, endereço.
Observação
- Utilizar textos curtos com poucos dados do tipo solicitado.
Obtenha mais informações sobre a Provinha Brasil entrando no site:
http://provinhabrasil.inep.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário