quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

PALAVRAS ESTÁVEIS

TRABALHANDO COM PALAVRAS ESTÁVEIS (NOMES)

A professora, ao trabalhar com os nomes dos alunos pode e deve levar os alunos a refletirem sobre a letra em que se inicia seu nome e dos demais de sua classe.

Um outro tipo de atividade é a de comparar os nomes considerando a quantidade de sílabas e a quantidade de letras que cada um possui.

Por exemplo:
Os nomes:   AÍDA  - FRANCISCO

Este dois nomes possuem 3 sílabas, mas porém não possuem a mesma quantidade de letras. Neste caso o professor deve refletir com o aluno sobre as unidades (sílabas) que formam o nome e que estas são grafadas por unidades menores (letras). 
As sílabas podem ser compostas por um, duas ou mais letras. É preciso que a criança desenvolva a consciência da palavra, entendendo que cada unidade (sílaba) corresponde a uma pauta sonora.

Atividades realizadas com o alfabeto móvel são bastante ricas e contribuem muito para o trabalho com nomes e/ou outras palavras.
O aluno ao manipular as letras móveis para montar seu nome e/ou outra palavras citada pelo professor, começará a formular questões internas de como deve organizar estas letras, irá testar várias formas para conseguir chegar a uma conclusão, enquanto faz estas tentativas vai construindo mentalmente o sistema de escrita.
Ao pronunciar a pauta sonora (som) o aluno tentará formar com as letras móveis, as unidades (sílabas), montando assim um nome e/ou palavra em questão.

Este processo acompanhado pela professora, que fará as intervenções necessárias, será um meio mais fácil e prazeroso de apreensão do sistema de escrita das palavras.


Reproduza este modelo e cole-o em papel mais grosso para cada aluno, depois peça que recortem os quadrinhos das letras confeccionando assim o seu alfabeto móvel. Bom trabalho!










2 comentários:

OBRIGADA PELA VISITINHA, VOLTE SEMPRE!